Lorenzo vence GP da França e assume ponta; Rossi volta ao pódio

Novo líder da MotoGP, espanhol Jorge Lorenzo vibra com vitória na França. Foto: AP

Novo líder da MotoGP, espanhol Jorge Lorenzo vibra com vitória na França

O espanhol Jorge Lorenzo venceu o Grande Prêmio da França e, desta forma, tomou a liderança do campeonato do australiano Casey Stoner, terceiro colocado em Le Mans. Após um longo jejum, o italiano Valentino Rossi retornou ao pódio ao terminar no segundo lugar neste domingo.

As provas com chuva não são as favoritas de Lorenzo, mas o piloto espanhol soube como explorar as condições para vencer na França. Ele abriu caminho para o triunfo logo na primeira volta ao ultrapassar rapidamente o italiano Andrea Dovizioso, o compatriota Dani Pedrosa e Stoner.

Soberano na liderança, Lorenzo tinha uma vantagem de 4,5s em relação a seus perseguidores na metade da corrida. Pressionado por Rossi, então terceiro colocado, Stoner chegou a se aproximar do espanhol, mas não conseguiu atacá-lo de maneira efetiva.

Com Lorenzo tranquilo na ponta, a emoção ficou por conta da disputa acirrada travada entre Stoner e Rossi pela segunda posição. Na edição do ano passado da corrida em Le Mans, o italiano conseguiu seu primeiro e até então único pódio com a Ducati. Neste domingo, repetiu a dose.

Com ultrapassagens sobre as Yamaha Tech3 pilotadas por Dovizioso e pelo britânico Cal Crutchlow, ele assumiu o terceiro lugar logo na terceira volta. Pouco a pouco, o italiano se aproximou de Stoner. Ele ultrapassou o australiano duas vezes, mas teve que ceder a posição.

Na última volta, Valentino Rossi lembrou os velhos tempos em que era praticamente imbatível e tomou a posição de Casey Stoner de maneira definitiva. Desta forma, o italiano encerrou uma sequência de 16 corridas sem subir ao pódio. O segundo posto foi seu melhor resultado desde o Grande Prêmio de Portugal, em 2010.

O espanhol Dani Pedrosa largou na pole position em Le Mans, mas não conseguiu sustentar sua posição e perdeu o primeiro lugar rapidamente. O piloto cruzou a linha de chegada apenas na quarta colocação, graças às quedas dos competidores da Yamaha Tech 3.

Terra

Comentários