Nadal aproveita erros de Djokovic, é campeão e volta a ser nº 2

Com muitos erros de sérvio na final, espanhol venceu e faturou título mais uma vez. Foto: Reuters

Com muitos erros de sérvio na final, espanhol venceu e faturou título mais uma vez

O espanhol Rafael Nadal conquistou nesta segunda-feira o título do Masters 1000 de Roma, disputado em quadras de saibro. Número 3 do último ranking divulgado pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP), o ex-líder do ranking da ATP derrotou o atual ocupante do posto, o sérvio Novak Djokovic, por 2 sets a 0 na decisão, com parciais de 7/5 e 6/3 no placar do Foro Itálico.

Foi a 18ª vitória de Nadal em 32 confrontos com o sérvio. De quebra, o espanhol venceu o rival pela segunda vez consecutiva depois de sofrer sete derrotas em sequência frente ao melhor tenista do mundo na atualidade. Nadal não conseguia tal feito desde 2010, quando saiu vitorioso de quadra no Aberto dos Estados Unidos (final) e na Masters Cup de Londres (round robin).

Foi o terceiro título do tenista ibérico na temporada 2012, e o sexto no Masters 1000 de Roma (2005, 2006, 2007, 2009 e 2010). Em 2011, ele havia sido derrotado justamente por Novak Djokovic na decisão de Roma por 2 sets a 0, com duplo 6/4 nas parciais.

Apesar do resultado adverso, Novak Djokovic segue na liderança do ranking mundial, seguido provisoriamente do próprio Rafael Nadal. O espanhol se aproveitou a eliminação de Roger Federer nas semifinais e retomou a vice-liderança do ranking da ATP, que ainda será divulgado.

Na final desta segunda-feira, que estava marcada para domingo e que foi adiada por conta da chuva, Nadal se valeu da inconstância e da irregularidade de Djokovic em quadra. Com seguidos erros não-forçados, o sérvio chegou a cravar dois smashes (um em cada set) na própria quadra e perdeu pontos preciosos em momentos decisivos - no primeiro game do segundo set, ele teve quatro break points, mas permitiu que Nadal salvasse todos.

O sérvio abriu o jogo sacando e tomou pressão do espanhol, que fez 0-30 no primeiro game. No entanto, Djokovic conseguiu reagir, salvou dois break points do espanhol e confirmou seu serviço, fazendo 1/0 no primeiro set. No segundo game, Nadal sacou e também converteu.

Novak e Rafael confirmaram seus serviços também no terceiro e no quarto games, fazendo 2/2. No quinto, quando sacava, o balcânico cometeu um erro feio ao tentar um smash, calculou mal e mandou a bola na própria quadra. Resultado: mesmo resistindo, foi quebrado por Nadal, que fez 3/2.

Mas o número 1 do mundo não se deu por vencido, devolveu a quebra no sexto game e fez 3/3. Nos games seguintes, Djokovic fez 4/3 e Nadal empatou, 4/4. Em seguida, mais dois serviços confirmados e 5/5 no placar. Porém, no game 11, o líder do ranking da ATP sacou e foi quebrado pelo espanhol, que fez 6/5. Aí, o ibérico só precisou sacar e fazer 7/5, fechando o primeiro set em 1 hora e 16 minutos.

No segundo set, mostrando a mesma falta de concentração, Djokovic foi quebrado no primeiro game. No segundo, o sérvio chegou a abrir 0-40 e teve quatro chances de devolver a quebra, mas o espanhol salvou todas e confirmou seu serviço, fazendo 2/0. Na sequência, o principal favorito ao título confirmou o saque no terceiro game e diminuiu o prejuízo para 2/1.

Sacando pela segunda vez no set, Nadal abriu 3/1, em game que teve mais um smash errado de Djokovic. Com 4/2 no placar após o sexto game, o espanhol conseguiu uma bela deixadinha na subida à rede pelo sétimo game, mas Djokovic confirmou o saque e diminuiu o prejuízo para 4/3.

A essa altura, porém, era questão de tempo para que Rafael Nadal conquistasse a vitória e o título. O espanhol sacou no oitavo game e fez 5/3; Djokovic, com a chance de adiar a derrota no nono game, voltou a errar ao cometer uma dupla falta e permitiu mais uma quebra para Nadal - desta vez, para que o espanhol fizesse 6/3 e conquistasse a taça.

Terra

Comentários