Spurs vencem e vão à final da Conferência Oeste da NBA

Com 11 pontos de Thiago Splitter, Spurs encerraram série e avançaram à decisão. Foto: AP

Com 11 pontos de Thiago Splitter, Spurs encerraram série e avançaram à decisão

O San Antonio Spurs venceu na noite deste domingo o Los Angeles Clippers por 102 a 99 e fechou a série melhor de sete jogos das semifinais da Conferência Oeste em 4 a 0.

Os Spurs agora terão que esperar para conhecer seu rival na final que sairá do confronto entre Oklahoma City Thunder e Los Angeles Lakers com vantagem para os primeiros de 3 a 1.

O veterano pivô Tim Duncan foi o líder dos Spurs, confirmando seu grande momento de forma e conseguindo 21 pontos, nove rebotes, quatro assistências e três tocos.

Os reservas foram também um fator decisivo para os Spurs ao converterem 42 pontos, incluindo os 14 do ala-armador Gary Neal.

Enquanto isso o, ala-armador argentino Manu Ginóbili e o ala-pivô brasileiro Tiago Splitter também brilharam com 11 pontos cada um.

Splitter se tornou o jogador mais eficaz e completo da equipe ao converter cinco de sete arremessos de quadra e um de dois lances livres. Ele também pegou sete rebotes, recuperou uma bola e deu um toco nos 24 minutos em quadra.

O armador Chris Paul conseguiu um double-double em sua melhor partida da eliminatória, mas seus 23 pontos e 11 assistências não puderam evitar a eliminação dos Clippers que disputaram sua terceira semifinal nos 41 anos de história e a segunda desde que têm sua sede em Los Angeles.

O ala-pivô Blake Griffin fez 21 pontos, mas pegou apenas cinco rebotes sem que tivesse dominado o jogo no garrafão.

Retrospecto

Os Spurs se tornaram a quarta equipe que varreram as duas primeiras eliminatórias antes de chegar à final de conferência no atual formato da NBA.

No entanto, a história não favoreceu as três equipes anteriores que o conseguiram: Miami Heat (2004-2005), Cleveland Cavaliers (2008-2009) e Orlando Magic (2009-2010).

As três equipes perderam as respectivas finais de conferência e só o Heat conseguiu chegar até a sétima e decisiva partida.

EFE

Comentários