Em jogo festivo, Juventus vence e faz história; Milan tem despedidas

Del Piero marcou em sua despedida e ajudou a Juventus a manter a invencibilidade no Campeonato Italiano. Foto: Terra

Del Piero marcou em sua despedida e ajudou a Juventus a manter a invencibilidade no Campeonato Italiano

A Juventus bateu a Atalanta, neste domingo, por 3 a 1, pela última rodada do Campeonato Italiano, e fez história. Com a vitória, o time de Turim se sagrou o primeiro campeão, no formato de 38 jogos, com uma campanha invicta, contabilizando 23 vitórias e 15 empates. Outro destaque da partida foi a despedida de Del Piero. Após 19 anos no clube, o ídolo italiano não teve seu contrato renovado e fez sua última partida diante dos torcedores. Os gols ficaram por conta de Marrone, Del Piero e Barzagli.

Em 11º lugar e sem nenhuma ambição, a Atalanta entrou em campo apenas para cumprir tabela. Já a Juventus, jogando pela invencibilidade, começou atacando e logo abriu a placar. Aos 10min, Borrielo serviu Marrone que bateu de direita e abriu o placar.

Já aos 28min, Del Piero, que começou a partida como titular, recebeu de Giaccherini, e bateu de fora da área, marcando, em sua despedida, o segundo e último gol com a camisa do time italiano. O Atalanta descontou, mas foi com um gol contra de Lichtsteiner, aos 38min do segundo tempo. Já nos acréscimos, Barzagli, em cobrança de pênalti, fez o terceiro e deu números finais a partida.

Até então, apenas o Milan de Frank Rijkard, Ruud Gullit e Marco Van Basten conseguiu o mesmo feito de ser campeão invicto. Aconteceu na temporada de 1991-1992, quando o campeonato ainda era disputado em 34 jogos. O clube rubro-negro venceu 22 jogos e empatou 12, se sagrando campeão com oito pontos de vantagem sobre a Juventus. Outra equipes conseguiram a mesma façanha, mas aconteceu na "era amadora" da Série A.

Torcida homenageia ídolos em despedida do Milan

O jogo não valhia mais nada para ambos clubes. O Milan, jogando em casa, já havia perdido o Campeonato Italiano no último final de semana, e o Novara já chegou a última rodada com o rebaixamento concretizado.

Com o jogo em segundo plano, o destaque ficou por conta da despedida de três jogadores que marcaram época no Milan: Nesta, Gattuso e Inzaghi. A torcida fez uma bonita festa nas arquibancadas, expondo bandeiras em forma de camisa dos três italianos.

Com os contratos se encerrando, eles fizeram seus últimos jogos com a camisa rubro negra. Gatusso e Nesta devem procurar outro clube para continuar suas carreiras. Já Inzaghi, em carta publicada no site oficial do clube, deixou a entender que se aposentará ao final desta temporada.

O Novara saiu na frente com Santiago García, mas o Milan, já no segundo tempo, conseguiu empatar com Flamini. No final da partida, Inzaghi, conseguiu marcar em sua despedida, virou o jogo e selou a vitória para o time da casa.

Terra

Comentários