Brigão e vencedor: conheça técnico que faz lusos sonharem com a Euro

Convocação da última segunda reafirmou estilo durão de Paulo Bento. Foto: EFE

Convocação da última segunda reafirmou estilo durão de Paulo Bento

"Veja bem o que você faz. Agora você não é mais o treinador do Sporting". Teria sido essa frase, após ser relegado à reserva, o motivo para José Bosingwa nunca mais ser chamado por Paulo Bento para a seleção portuguesa. A briga com o defensor do Chelsea, uma das muitas da curta carreira do treinador de Portugal, ajuda a moldar o perfil do polêmico, brigão e vencedor comandante luso.

Na segunda-feira, Paulo Bento divulgou a convocação e excluiu não só Bosingwa, mas também Ricardo Carvalho. Maior zagueiro português na última década, o jogador teve atrito até hoje desconhecido e abandonou a concentração em agosto de 2011. "Ele é um desertor", acusou o treinador, a quem se atribui nos bastidores o fim da carreira internacional do defensor de 75 atuações com Portugal e títulos marcantes com Porto, Chelsea e Real Madrid.

Outra ausência importante de sua lista foi a de Hugo Viana, eterna promessa do futebol português e que joga em ótimo nível pelo Braga desde 2010, mas jamais foi chamado por Paulo Bento por supostamente ser muito lento. "Já foi uma questão falada muitas vezes. Ele é um jogador com valor, mas não cabe neste grupo", disse de maneira cética.

Paulo Bento foi o que os portugueses intitulam de trinco, volante que se posiciona à frente da linha defensiva e marca firme. Na Euro 2000, Portugal fez nove pontos no grupo da morte com Alemanha, Inglaterra e Romênia antes de atropelar a Turquia nas quartas. Na semifinal, perdeu para a eventual campeã França com gol no último minuto da prorrogação. Bento era o cabeça de área daquele time e volta à Euro em novo momento.

Contestado pelos portugueses, ele comanda a seleção desde a Copa 2010, quando substituiu Carlos Queiroz e só teve uma derrota: fora de casa, contra a Dinamarca, o que obrigou a ida à repescagem. A vaga na Euro veio sem sustos. Bento já era o técnico em novembro do ano retrasado e goleou por 4 a 0 a campeã mundial Espanha, que jogou completa.

Em Lviv e Carcóvia, cidades ucranianas, o desafio deve ser mais duro: Portugal está no grupo da morte, como em 2000, e enfrenta Alemanha, Holanda e sua algoz Dinamarca. "Temos um objetivo muito alto, que é chegar às quartas de final desta competição. Depois de chegar a esse objetivo, tentaremos fazer o melhor possível", definiu Paulo Bento.

Pelo Sporting, seu único clube como treinador, Bento foi vice-campeão por quatro anos seguidos de títulos do Porto, mesmo com poucos recursos financeiros à disposição. Foi bicampeão da Copa e da Supercopa de Portugal. Abriu caminho para Miguel Veloso, João Moutinho e Nani, hoje seus titulares. Mas também brigou com seus jogadores: Simon Vukcevic, Vladimir Stojkovic...

Terra

Comentários