Rafinha se inspira em Belletti para virar herói do Bayern

Belletti era reserva do Barcelona em 2006, mas deixou a final das Liga dos Campeões consagrado. Seu gol marcado aos 36min do segundo tempo valeu a virada ao time catalão contra o Arsenal e a conquista do título para um time que contava com Ronaldinho no auge. Seis anos depois, outro brasileiro tem o esboço de história que permite sonhar com um final parecido.

Também atuando na lateral direita, Rafinha jogou como titular do Bayern de Munique durante grande parte da temporada. Porém, perdeu a vaga na reta final para Alaba, que terá que cumprir suspensão na final de Liga dos Campeões deste sábado, contra o Chelsea. Agora, o brasileiro vive a expectativa de ser confirmado como titular, já que o técnico Jupp Heynckes só vai divulgar o time minutos antes da partida. Mesmo se continuar no banco, Rafinha já sabe em quem se inspirar.

"Eu, que sou daquela posição, tenho um carinho muito grande pelo Belletti. Ele entrou no segundo tempo e decidiu a Liga dos Campeões, é brasileiro e joga na mesma posição do que eu. A coincidência é grande. Isso mostra que, independente de ser titular, temos que estar preparados no banco para entrar em campo e decidir", afirmou o jogador em entrevista ao Terra.

Belletti, inclusive, recebeu muitos elogios do lateral do Bayern de Munique. "Temos que dar os parabéns ao Belletti. Às vezes ele foi criticado, mas sempre no momento certo apareceu. Ele foi tanto campeão do mundo como da Liga dos Campeões. Sempre no momento certo ele mostrou sua qualidade", avaliou.

Porém, diferentemente de Belletti, Rafinha ainda busca seu espaço no futebol brasileiro. Quando marcou o gol decisivo pelo Barcelona, o lateral já havia participado da conquista do pentacampeonato pela Seleção Brasileira e tinha trilhado um caminho de sucesso no Brasil e no exterior.

Por outro lado, Rafinha trocou o Coritiba pela Europa quando tinha apenas 19 anos, teve uma participação sem brilho na Olimpíada de Pequim em 2008 e foi chamado para defender a Seleção em poucas oportunidades, apenas com o técnico Dunga. Uma atuação destacada neste sábado pode fazer o lateral crescer aos olhos dos brasileiros e do técnico Mano Menezes, que estará no Allianz Arena.

"No momento em que fui convocado, na época do Dunga, eu concorria com o Daniel Alves e com o Maicon. Temos que ser sincero: o Brasil está bem representado na lateral direita. A concorrência é grande, e os jogadores estão bem nos clubes. Por isso estão sempre convocados. De qualquer forma eu tenho certeza que um dia posso voltar", afirmou.

Quando concedeu a entrevista, Rafinha ainda não sabia do corte do lesionado Daniel Alves para os próximos amistosos da Seleção Brasileira por causa de uma contusão. Mano ainda não decidiu se irá convocar outro atleta da posição para enfrentar Dinamarca, Estados Unidos, México e Argentina.

Terra

Comentários