P. Santista esquece quase acesso no "tapetão" e retoma busca por elite

Portuguesa Santista inicia batalha para retornar à elite paulista. Foto: Klaus Richmond/K.R.C. DE MELO & CIA. LTDA - ME

Portuguesa Santista inicia batalha para retornar à elite paulista

O cenário ainda é duvidoso, tanto quanto o do quase acesso no último ano, motivado por uma possível mudança de resultados fora de campo. Perto da estreia na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, a quarta, na prática, e repleto por incertezas, a Portuguesa Santista inicia neste domingo, às 10h (de Brasília), contra o São Vicente, vizinho na Baixada Santista, a campanha para o processo de retomada a elite do futebol paulista.

Para a competição, o clube contratou o experiente técnico Nenê Belarmino, ex-jogador do Santos na década de 70 e responsável, parcialmente, pelo último acesso do clube quando dirigiu o time no início da campanha de 1996, que retornou à divisão principal.

"São muitas dificuldades. Temos alguns jogadores fora, que vão precisar de tempo para serem regularizados. Sequer temos certeza do time da estreia, vamos trabalhar em cima disso", afirmou. "É a minha sexta passagem, a Portuguesa não merece estar onde chegou, precisa voltar a ser respeitada", completou.

O acesso no último ano esbarrou na fase final da competição. O time chegou a ter chances de subir à Série A3 até a última rodada e comemorou no próprio Estádio Ulrico Mursa o feito, motivado pela escalação irregular de um atleta do Barretos, concorrente direito.

Posteriormente, o Tribunal de Justiça Desportiva de São Paulo absolveu o Barretos. O caso ainda foi encaminhado ao STJD, que negou a penalização ao rival direto, mantendo o acesso do clube do interior.

"Foi difícil acompanhar tudo isso de longe. Mais difícil do que subir, é permanecer. Não exigi nada para assumir, aceitei o que me ofereceram. Os garotos agora precisam gostar de jogar futebol, trabalhar", disse.

O time está no Grupo 7 da competição, ao lado de rivais locais na Baixada como AD Guarujá, Jabaquara e São Vicente. A viagem mais longa na primeira fase será para o ABC, quando joga diante da Mauaense e do EC São Bernardo. Classificam-se de forma direta os três primeiros colocados, além dos três melhores quartos colocados nos sete grupos.

Terra

Comentários