Site da F1 especula futuro de Massa: tem os dias contados na Ferrari?

Site oficial da F1 publicou texto destacando pressão exercida pela Ferrari sobre Massa . Foto: Reuters

Site oficial da F1 publicou texto destacando pressão exercida pela Ferrari sobre Massa

 

A capa do site oficial da Fórmula 1 nesta quinta-feira tem a foto de um piloto brasileiro ao lado da manchete principal: "Futuro de Felipe na Ferrari - Massa está realmente com os dias contados?". Na matéria, o site destaca a pressão exercida pela própria escuderia na última segunda-feira, quando a equipe admitiu a "queda" de rendimento do brasileiro e cobrou uma "mudança de marcha" a partir do Grande Prêmio de Mônaco em uma nota publicada em sua página oficial na Internet.

"Pode ter sido apenas uma pequena frase perto do fim de um artigo sobre o Grande Prêmio da Espanha, mas as palavras publicadas no site oficial da Ferrari devem ter atingido em casa o piloto Felipe Massa e sua legião de fãs", aponta o site da F1, em texto sem a assinatura do autor.

A página destaca que, embora o comentário da Ferrari sobre Massa tenha sido curto, "a maioria dos espectadores decidiu que a mensagem foi alta e clara: depois de falhar em entregar resultados nas cinco etapas de abertura da temporada 2012, a confiança do time italiano no brasileiro foi severamente minada".

Segundo se publica, os dois pontos de Massa no atual Mundial de pilotos, comparados aos 61 marcados por Fernando Alonso, "está colocando o seu posto na Ferrari sob um detalhado exame maior do que nunca". O site ainda diz que "a pergunta que todo mundo está fazendo é por quando mais tempo ele pode se manter em seu assento?".

A página oficial da F1 recorda que, em março, o brasileiro já iniciou a temporada "com um pé atrás, sabendo que era vital melhorar dramaticamente" depois de um "2011 sem brilho", se "ele quisesse ficar em Maranello depois de 2012", ano do fim de seu contrato. "No entanto, isso não tem sido fácil", lê-se no site, lembrando que, apesar dos "bem documentados problemas do F2012", Alonso tem superado as dificuldades, ao contrário do colega.

Analisando a temporada de Massa, o site lembra que "um equilíbrio ruim arruinou" o fim de semana do piloto na Austrália (abandonou), enquanto "que na Malásia ele seguiu seu companheiro de equipe com uma volta de distância (15ª colocação)". "Na China ele foi um pouco melhor, terminando em 13º", com a volta mais rápida a apenas um décimo atrás de Alonso.

"Massa tinha altas esperanças para o Bahrein, uma corrida que ele ganhou duas vezes, mas ainda que tenha conseguido a melhor corrida do ano, seu nono lugar só lhe deu dois pontos", prossegue o site, ressaltando que "quaisquer vestígios de sorte o abandonaram em Barcelona", com uma punição por não respeitar bandeiras amarelas que o levou a terminar em 15º.

Antes de competir em Mônaco, o brasileiro é o 17º colocado do campeonato, "seu pior início de temporada desde que começou na Ferrari, em 2006, e sua pior quantidade neste estágio desde o seu segundo ano na Sauber, em 2005", conforme ressalta a página da F1, que ainda aponta: "certamente longe de 2008 quando perdeu o título para Lewis Hamilton por um ponto solitário".

Site da F1 chama Massa de "piloto número dois" e indica que ele permanece pois não há substitutos disponíveis:

Falando sobre o futuro, o site reconhece que a Ferrari ainda tem "uma grande afeição" por seu "piloto número dois", conforme o paulista é descrito no texto. A equipe "esperou pacientemente" pela recuperação do corredor depois do acidente no treino classificatório do GP da Hundria de 2009 e "de novo esperou pacientemente para (ele) retornar à forma em 2010". "O problema neste ano é que parece que, no papel, eles ainda estão esperando", lê-se.

"Massa certamente não atingiu os pontos altos de seu ritmo do pré-acidente", analisa o site, que, embora admita que desde então a Ferrari não tenha lhe dado um carro tão bom quanto o de 2008, ressalta que "de algum modo Alonso marcou mais que o dobro de pontos de Massa com uma maquinaria idêntica", por exemplo, em 2011 (257 a 118).

"Então nos últimos três anos Massa tem ido para baixo com sua sorte e está sofrendo com seu próprio companheiro", afirma o site, que lembra que a Ferrari está na quarta posição do Mundial de Construtores. "A pressão - real ou imaginada - deve ser de minar o espírito para Massa", aponta o texto, que por outro lado lembra que "não há ninguém óbvio ou disponível para" substituir o piloto. "É certamente o caso de 'mais vale o mal conhecido que o bom por conhecer'", diz a página, usando a expressão em inglês "better the devil you know".

"Manter seu assento em 2012 simplesmente porque falta à Ferrari um substituto encaixável está longe de ser o ideal, mas ao menos deve dar algum espaço para Massa respirar", prossegue a página. Segundo a matéria, "ainda há trabalho em progresso" para o francês Jules Bianchi, atual reserva da Force India, enquanto que "uma troca no meio do ano provavelmente" puniria em vez de premiar o jovem mexicano Sergio Pérez, atual titular da Sauber. Ambos os nomes citados são integrantes da Academia de Pilotos da escuderia italiana.

"Se ele trabalhar sério agora, conseguir o apoio de que precisa no time e mostrar sinais de evolução, ainda pode reviver sua declinante carreira na Fórmula 1", projeta o site, citando novamente Massa, antes de finalmente concluir: "senão, a Ferrari pode facilmente dizer 'ciao' ("tchau", em italiano) no fim desta temporada - possivelmente mais cedo".

Terra

Comentários