Após superar "freguesia", Rafael Silva diz que Riner é o próximo

Para Rafael Silva (azul), francês será principal nome do judô nos Jogos de Londres. Foto: Bruno Santos/Terra

Para Rafael Silva (azul), francês será principal nome do judô nos Jogos de Londres

Rafael Silva, 24 anos, será literalmente o maior represente do judô brasileiro nos Jogos Olímpicos. O mato-grossense é o terceiro colocado no ranking mundial da IJF (Federação Internacional de Judô) na categoria acima de 100 kg, e é uma das grandes esperanças de medalha para o País em Londres.

Também conhecido como "Baby", Rafael conquistou na semana passada a medalha de ouro da sua categoria no Pan-Americano da modalidade, disputado no Canadá. Para isso, o judoca teve que se superar para vencer um velho conhecido: o cubano Oscar Brayson, que acumulava vitórias em cima do brasileiro.

Em entrevista ao Terra, Rafael Silva contou como foi a vitória contra Bryson, disse quais são suas expectativas para os Jogos de Londres e falou sobre um possível duelo contra o fenômeno francês Teddy Riner, líder do ranking e invicto na categoria desde Pequim 2008.

Veja a entrevista com o atleta feita no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, durante a apresentação oficial da Seleção Brasileira de judô que disputará a Olimpíada de Londres.

Terra - como foi a luta com o Oscar Brayson no Pan de Montreal, no Canadá?
Rafael Silva - foi uma luta bastante tática, ele é um adversário que me conhece bastante, bastante perigoso, ele fica só na defesa aguardando uma oportunidade, mas deu para trazer um bom resultado, foi uma luta boa, ao contrário do Pan do ano passado. Eu acho que consegui me superar, treinei bastante, consegui chegar bem e levar os pontos para casa.

Terra - Você acha que já sabe como vencer ele em uma próxima oportunidade, de repente você encontra ele em Londres, você acha que já sabe o caminho para vencê-lo novamente?
Rafael Silva - Já, dá uma certa confiança. Fui treinando bastante para pegar ele, é um dos adversários que vai estar em Londres, então é sempre interessante estar pensando muito nestes adversários, não só no Riner, que está em 1º (no ranking), mas pensando em todo o restante.

Terra - E o Teddy Riner, é o próximo?
Rafael Silva - Eu espero que sim. Estou estudando bastante ele, treinando muito, e ele é o cara a ser batido lá (na Olimpíada), a responsabilidade é dele.

Terra - Qual é a sua expectativa com os Jogos de Londres?
Rafael Silva - Estou bastante ansioso, por ser meus primeiros Jogos, mas acho que vou conseguir contornar isso e chegar lá bem, me concentrar bem, a gente está indo quase um mês antes, então eu vou conseguir me ambientar, vou conseguir ficar tranquilo para lutar bem realmente.

Terra - Vocês vão ficar só dois dias na Vila Olímpica e o resto em Sheffield. O que acha dessa decisão da CBJ?
Rafael Silva - Eu até prefiro para dar uma isolada mesmo daquele tumulto, daquele clima...

Terra - Clima meio de oba-oba?
Rafael Silva - É, então eu prefiro ficar mais isolado, chegar lá bem focado só pra lutar mesmo, e conseguir dar o melhor de mim dentro do tatame.

Terra

Comentários