Fora do Paulista, Ponte e São Paulo tentam "virar página" em Campinas

Emerson Leão trabalha para impedir abatimento prolongado no São Paulo pela eliminação contra o Santos. Foto: Luiz Pires / Vipcomm/Divulgação

Emerson Leão trabalha para impedir abatimento prolongado no São Paulo pela eliminação contra o Santos

Na última quinta-feira, Ponte Preta e São Paulo frustraram quem queria ver o confronto entre os clubes pela Copa do Brasil, já que o jogo foi adiado por conta das chuvas que caíram em Campinas. No fim de semana, as próprias equipes se frustraram com derrotas em clássicos que geraram a eliminação nas semifinais do Campeonato Paulista. Mas todos esses fatos terão que ser esquecidos na partida entre ambos às 21h50 (de Brasília) desta quarta-feira, no Moisés Lucarelli.

Será o primeiro encontro entre ambos válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil - o decisivo enfrentamento no Morumbi está marcado para o dia 10. O compromisso, contudo, tem um valor extra: é a chance de uma recuperação imediata depois dos maus resultados que os dois times tiveram no domingo.

"É aí que mora a realidade da superação. Não programamos, mas existe sempre uma possível desclassificação, e foi em um jogo completamente atípico. Há horas em que a página deve ser virada. Já que o Paulista não existe mais, temos a possibilidade de conquistar outro título", sentenciou Emerson Leão, que trabalhou seus comandados mais conversando do que aplicando treinos depois da derrota para o Santos.

A informação que chegou ao técnico é de que não deve chover em Campinas. Boa notícia que espera vir aliada a um desempenho satisfatório. A esperança está nas palavras que ouviu dos jogadores logo depois do clássico contra o Santos. "O pacto por vitória é mais na palavra. O pacto do esforço pela vitória me satisfaz muito mais. Às vezes você sai derrotado, mas com o dever cumprido", lembrou.

Confiante, o treinador preparou três mudanças na escalação. Luís Fabiano, suspenso contra o Santos, fica com a vaga que era de Willian José, enquanto Piris perde seu posto para Douglas estrear no clube na lateral direita. A outra provável alteração é a saída de Jadson, em má fase mais uma vez, com Fernandinho e Maicon disputando a oportunidade - e a definição do esquema no 4-4-2 ou 4-3-3.

Independentemente dos escolhidos, Leão não quer que a ânsia em deixar para trás o Paulista se torne um desespero que comprometa a equipe já no duelo em Campinas. "Hoje, estamos desclassificados (do Paulista), mas motivados. Quando você tem um objetivo único, tem que passar. E não temos que pensar que é um jogo de 90 minutos, mas uma decisão de 180 minutos".

O sentimento é similar na Ponte Preta. Ainda tentando se recuperar da vitória do Guarani no dérbi mais importantes do século até o momento, o time deseja dar uma resposta com um resultado que dê tranquilidade na partida de volta.

"A equipe que conseguir assimilar esse golpe da melhor maneira vai se ajudar muito. São dois jogos e temos que fazer nosso papel em casa, para depois pensar no jogo de volta no Morumbi", declarou Xaves.

A preocupação é não deixar a torcida abandonar a Ponte Preta. O técnico Gilson Kleina pode fazer sua parte repetindo a escalação que eliminou o Corinthians nas quartas de final do Paulista, já que Willian Magrão, volante que tem atuado na zaga, e Cicinho, responsável pela marcação na cabeça de área, estão à disposição após cumprirem suspensão no clássico campineiro.

O objetivo ponte-pretano continua sendo a busca de um título neste ano. "A Ponte tem que ter mais equilíbrio e se fortalecer. Se passarmos pelo São Paulo, teremos uma grande possibilidade de chegar até a final do torneio", avaliou Caio, meia que pede compreensão e apoio da torcida.

"É difícil de falar, o sentimento é muito ruim ainda. Peço desculpas ao torcedor pelo domingo, mas também peço o apoio para este jogo de quarta-feira, que será muito difícil. É um campeonato importante e temos que nos agarrar a ele, é um confronto fundamental", completou o meia.

Ao torcedor, pelo menos uma parte da frustração já está resolvida. Quem foi ao Moisés Lucarelli na última quinta-feira e acabou não vendo o jogo, que foi adiado, terá o direito de trocar seu ingresso.

Terra

Comentários