Sem seletiva, CBJ divulga judocas brasileiros para Olimpíada

Seleção de judô para os Jogos de Londres foi definida nesta terça-feira. Foto: Fernando Borges/Terra

Seleção de judô para os Jogos de Londres foi definida nesta terça-feira

Pautada pela primeira vez no ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ), a Confederação Brasileira do esporte divulgou, nesta terça-feira, em evento no Aeroporto de Congonhas, os 14 nomes que representarão o País nos Jogos Olímpicos de Londres, disputados entre julho e agosto deste ano.

Inédita também é a participação brasileira em todas as categorias de disputa, comprovando a evolução do esporte em nível internacional. Como líderes de ranking, no entanto, apenas dois brasileiros seguem para a Olimpíada apontados como favoritos nas categorias: Leandro Guilheiro e Mayra Aguiar.

O judoca assumiu a liderança do ranking na categoria até 81 kg em fevereiro deste ano, quando atingiu 1.390 pontos e ultrapassou o sul-coreano Jae-Bum Kim, com 1.346. A atualização da classificação foi realizada pela FIJ ao fim do GP de Dusseldorf, na Alemanha. Na carreira, Guilheiro acumula duas medalhas olímpicas de bronze conquistadas em Atenas (2004) e Pequim (2008).

Já a gaúcha Mayra Aguiar assumiu a ponta na categoria feminina até 78 kg após vencer o Grand Slam de Paris, também em fevereiro. Aos 20 anos, ela foi a primeira atleta do Brasil a assumir a primeira colocação da lista.

Depois de chegar à capital francesa na terceira posição do ranking, ela passou a somar 1.730 pontos, logo à frente da japonesa Akari Ogata, com 1.610, e da francesa Audrey Tcheumeo, derrotada por ippon pela brasileira na semifinal do Grand Slam de Paris, com 1.470.

O ranking mundial divulgado pela FIJ também contava com mais um capítulo da disputa entre Hugo Pessanha (sétimo) e Tiago Camilo (oitavo), que lutavam pela vaga olímpica na categoria até 90 kg. A definição do GP de Dusseldorf deu a vaga a Camilo, que está confirmado para Londres, quando tentará alcançar o terceiro pódio olímpico.

Recuperado de uma lesão ligamentar no ombro direito, o atleta já foi prata em Sidney 2000 e bronze em Pequim 2008. Uma nova medalha representaria um feito para Tiago Camilo: o brasileiro somaria a terceira conquista por categoria diferente em Jogos.

Confira a lista de judocas brasileiros para as Olimpíadas de Londres:
Masculino:
Bruno Mendonça
Felipe Kitadai
Leandro Cunha
Leandro Guilheiro
Luciano Correa
Rafael Silva
Tiago Camilo

Feminino:
Érika Miranda
Maria Portela
Maria Suelen
Mariana Silva
Mayra Aguiar
Rafaela Silva
Sarah Menezes

Comentários