Marcelinho Huertas volta para seleção e disputa Eliminatórias da Copa do Mundo

(Foto: Reprodução)


Nesta quarta-feira (15), o técnico Gustavo De Conti divulgou a lista dos convocados da seleção brasileira masculina de basquete para os jogos contra Uruguai, em Montevidéu, e Colômbia, em Barranquilla, nos dias 30 de junho e 3 de julho, pela última janela da primeira fase das Eliminatória da Copa do Mundo 2023. A apresentação dos chamados será no dia 21 de junho, em São Paulo, com treinos no Clube Paulistano, e o embarque para a capital uruguaia no dia 27 de junho.

Além de nomes que já vêm sendo chamados nas últimas janelas, como Georginho, Lucas Dias, Bruno Caboclo, Gabriel Jaú, Gui Deodato, Rafa Mineiro, Elinho e Lucas Mariano, o técnico Gustavo De Conti promoveu os retornos do armador Marcelinho Huertas, após grande temporada no Tenerife, e Rafa Luz, do Bilbao.

- Esses dois jogos fora de casa são fundamentais para a nossa campanha nas Eliminatórias. Já estamos classificados para a segunda fase. Respeitamos Uruguai e Colômbia, mas queremos voltar para casa com duas vitórias, já que a campanha dessa fase inicial é levada para a segunda. Chegar 100% contra EUA, Porto Rico e México é importante pensando na vaga no Mundial. Vamos trabalhar para seguir com essa sequência de vitórias - afirmou De Conti.

A lista completa dos convocados

Armadores

Elinho (São Paulo)

Rafa Luz (Bilbao Basket-ESP)

Marcelo Huertas (Lenovo Tenerife-ESP)


Alas-Armadores

Georginho (Sesi Franca)

Gui Deodato (Minas Tênis Clube)


Alas

Danilo Fuzaro (Paulistano)

Rafael Munford (Pinheiros)


Alas-pivôs

Gabriel Jaú (Bauru Basket)

Rafael Mineiro (Flamengo)

Lucas Dias (Sesi Franca)

Bruno Caboclo (São Paulo)

Renan Lenz (Minas Tênis Clube)

Pivôs


Lucas Mariano (Sesi Franca)

Wesley Castro (Mogi das Cruzes)


Eliminatórias

São 16 seleções divididas em quatro grupos, fazendo jogos de ida e volta dentro dos grupos, totalizando seis partidas. As três melhores equipes de cada chave avançam para a segunda fase, quando serão formados os Grupos E e F, com seis equipes em cada uma.

Líder do Grupo B, o Brasil chega à última rodada da janela classificado, assim como o Uruguai. Chile e Colômbia lutam pelo último posto. O chaveamento da segunda fase das Eliminatórias também já está definido, com Estados Unidos, Porto Rico e México garantidos.

Neste segundo momento, todas as equipes carregam os resultados da primeira fase, e jogam apenas contra as equipes que não enfrentaram ainda. Assim, teremos jogos de ida e volta entre Brasil x México, Estados Unidos e Porto Rico. Após o fim dos duelos, os três primeiros e o melhor quarto colocado entre os Grupos E e F se classificam para a Copa do Mundo 2023, somando sete postos das Américas na competição.

A Copa do Mundo acontece entre os dias 25 de agosto e 10 de setembro de 2023, com Japão, Filipinas e Indonésia dividindo o direito de sediar a disputa. A competição terá 32 equipes, com oito grupos de quatro equipes na primeira fase. Os dois melhores times de cada grupo avançam para a fase seguinte da Copa do Mundo, quando formam um novo grupo de quatro equipes contra rivais de outra chave. Os dois melhores vão para o mata-mata a partir das quartas de final.

Globo Esporte

Comentários