EUA não devem enviar representantes do governo para os Jogos de Pequim

(Foto: Getty Images)


Por Redação Blog do Esporte


Os Estados Unidos não devem enviar representantes do governo Joe Biden em boicote diplomático aos Jogos de Inverno de Pequim 2022. Os atletas poderão disputar a competição normalmente. A medida seria uma resposta às acusações de abusos de direitos humanos na China.

A proposta vem sendo analisada nos últimos dois meses após denúncias de prisão em campos de trabalho forçado de cidadãos da minoria étnica uigur, que é muçulmana, na China. A proposta de boicote foi confirmada pelo governo de Joe Biden

Por outro lado, a ameaça de boicote não foi bem recebida pelo governo chinês. Em publicação feita pela agência de notícias Reuters, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Zhao Lijian, ameaçou uma retaliação.

“Se os Estados Unidos insistirem em manter este caminho, a China tomará contramedidas firmes”, disse Lijian. O porta-voz também falou que rever a postura serial o ideal “para não afetar o diálogo e a cooperação entre a China e os EUA em áreas importantes”.

Os Jogos de Inverno de Pequim serão disputados de 4 a 22 de fevereiro. Com o evento, a capital chinesa será a primeira cidade a receber as Olimpíadas de verão e inverno. Os chineses foram anfitriões dos Jogos de verão em 2008.

Comentários